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Você conhece o eSocial?

O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é um novo modo de comunicar informações, como vínculos dos trabalhadores, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, acidentes de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e FGTS, aos órgãos governamentais (Receita Federal do Brasil, Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, Caixa Econômica Federal e Ministério do Trabalho).

Instituído pelo Decreto nº 8.373/2014, o eSocial passou a funcionar de forma integrada e obrigatória, desde janeiro de 2018. Com esse sistema, empresas de todos os portes, de pessoas físicas ou jurídicas, públicas, privadas, sem fins lucrativos, entre outras, vão comunicar os eventos de forma eletrônica a um banco de dados único, permitindo o cruzamento das informações e o acesso aos órgãos interessados.

 

E se uma empresa não aderir ao eSocial?

Empresas que não atenderem às normas do eSocial, por não cumprimento de prazos, relatórios técnicos insuficientes, pela ausência de dados ou envio de informações equivocadas, terão que arcar com pesadas multas e correm o risco de ter as contratações bloqueadas, o que pode afetar sua competitividade e produtividade.


Quer saber mais?

Clique aqui e acesse a cartilha que o SESI preparou para você.

Mais informações também pelo hotsite: esocial.sesisc.org.br.