Sesi Viva+

SST em áudio

Como usar a inteligência emocional a seu favor

Aprender a gerenciar as emoções, sejam elas medo, ansiedade, insegurança, entre tantas outras que interferem na vida pessoal e profissional é hoje uma habilidade indispensável para lidar com as adversidades. Nesta edição, Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, explica como o autocontrole ajuda a construir um ambiente laboral mais saudável e produtivo.

enviado em 21 de Novembro de 2019 às 11:21

Por que as mulheres dão menos atenção à saúde cardíaca?

Neste episódio, o médico cardiologista Roberto Kalil aponta que a falsa crença de que as mulheres têm menos chance de infartar do que os homens, devido à proteção hormonal antes da menopausa, contribui para que elas deem menos atenção à saúde do coração. Hoje, também submetidas a rotinas estressantes, podem desenvolver graves problemas cardiovasculares sem os cuidados necessários com a saúde.

enviado em 6 de Novembro de 2019 às 16:14

Controle e prevenção nos serviços em eletricidade

Eletricidade não tem cheiro, não tem cor, não é visível, ou seja, não é percebida pelos sentidos humanos, o que torna a exposição a esse agente um perigoso fator de risco para os trabalhadores. Como prevenir? É o que explica nesta edição o engenheiro eletricista e especialista em segurança do trabalho Cristiano Borges.

enviado em 10 de Julho de 2019 às 14:27

Capacete de proteção: um aliado na segurança do trabalhador

Além de EPI obrigatório, o capacete de segurança é um grande parceiro de jornada de trabalho. Os acidentes frequentes envolvendo o equipamento mostram que nem todos dão a ele a sua devida importância. O especialista em higiene ocupacional João Adalberto Corder fala sobre o uso e a escolha correta do EPI.

enviado em 30 de Julho de 2019 às 12:04

Alimentação é também uma questão de saúde ocupacional

Como o trabalhador passa a maior parte do tempo na empresa, a alimentação também diz respeito à saúde ocupacional, pois impacta na saúde e no rendimento profissional. Mas, os benefícios de uma boa dieta dependem de dois fatores: a escolha dos alimentos e a forma de ingeri-los, como explica a nutricionista Fernanda Timerman.

enviado em 24 de Julho de 2019 às 08:38

A importância de dormir bem para a saúde física e mental

Dormir bem tem efeitos diretos na saúde, na segurança no trabalho, no desempenho profissional e na qualidade de vida. Nesta edição, o diretor do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (InCor/SP), Geraldo Lorenzi Filho, fala sobre os distúrbios do sono mais comuns e dá dicas práticas para o descanso adequado do corpo e da mente.

enviado em 13 de Agosto de 2019 às 15:31

Como otimizar as equipes de saúde ocupacional

Hoje é uma tendência crescente entre as empresas buscar formas de otimizar o trabalho das equipes de saúde ocupacional para ampliar o atendimento ao trabalhador. A parceria com outras áreas da organização e a prática da atenção básica à saúde têm mostrado que os resultados do novo modelo são muito positivos, como explica a enfermeira do trabalho Cristiane Leite, especialista em saúde corporativa.

enviado em 27 de Agosto de 2019 às 15:02

Sinalização de segurança alerta para riscos com substâncias perigosas

O manuseio de substâncias químicas exige a adoção de uma série de medidas para evitar acidentes, entre elas, a sinalização de segurança nos ambientes de trabalho, recém-incorporada à NR-26. O professor e engenheiro de segurança Mário Sobral explica como esse instrumento de prevenção deve funcionar na prática.

enviado em 10 de Julho de 2019 às 14:29

Ambientes insalubres: saem os trabalhadores, entram os robôs

Com a indústria 4.0, os trabalhadores ganham um grande aliado: os robôs, que passam a realizar as tarefas perigosas e insalubres, delegando aos colaboradores uma função mais técnica e especializada. Mairon César Anthero, engenheiro mecânico e especialista em robótica, fala sobre as perspectivas dessa revolução industrial.

enviado em 10 de Julho de 2019 às 14:20

Dupla jornada de trabalho agrava risco de Burnout entre as mulheres

Nesta edição, a presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Márcia Bandini, fala sobre os efeitos da Síndrome de Burnout nos trabalhadores expostos a condições de estresse em alto grau. Ela destaca como o risco de esgotamento profissional é agravado entre as mulheres, em decorrência da dupla jornada de trabalho e da pressão cultural sobre o seu desempenho na sociedade.

enviado em 4 de Setembro de 2019 às 09:22

Trabalho seguro em espaços confinados

Além de muito cuidado na realização de tarefas em espaços confinados, o trabalhador precisa ser bem treinado e orientado sobre os riscos envolvidos em atividades nesses locais hostis e perigosos. O consultor e técnico de segurança do trabalho Erny Francisco Pereira explica o que recomenda a NR-33.

enviado em 10 de Julho de 2019 às 14:23

Como prevenir a perda auditiva relacionada ao trabalho

O ruído é o fator de risco para perda auditiva mais frequente em diversos processos produtivos. Mas, existem outros que podem agravar a doença, como explica a fonoaudióloga Alice Penna nesta edição. Ela alerta para a importância da prevenção, já que existem quadros de redução auditiva considerados irreversíveis.

enviado em 10 de Julho de 2019 às 14:12

Diabetes: como conciliar o autocuidado com a rotina de trabalho

O diabetes não é uma doença ocupacional, mas pode interferir no trabalho, assim como a atividade profissional pode afetar os cuidados necessários com a saúde. Nesta edição, a terapeuta ocupacional Beatriz Cardoso Lobato explica como a pessoa com diabetes pode ser manter produtiva sem descuidar da saúde.

enviado em 24 de Julho de 2019 às 08:52

Abril Verde: campanha promove mais SST na indústria

Nesta edição, Renata Rézio, especialista de desenvolvimento industrial da Gerência de Segurança e Saúde na Indústria do SESI Nacional, fala sobre a participação da instituição na campanha Abril Verde e da importância de as empresas e trabalhadores atuarem em conjunto em prol da melhoria dos ambientes laborais.

enviado em 10 de Julho de 2019 às 14:30

O que a ginástica laboral pode fazer por você, trabalhador

Realizada durante a jornada de trabalho, a ginástica laboral ajuda a enfrentar as tarefas do dia a dia, evitando desconforto, dores musculares e até doenças mais graves, além de contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida. Saiba mais nesta edição com a presidente da Associação brasileira de Ginástica Laboral, Valquíria de Lima.

enviado em 10 de Julho de 2019 às 14:16

Afinal, o que é vibração ocupacional?

Embora possa causar sérios agravos à saúde do trabalhador, a exposição à vibração nos ambientes de trabalho ainda não é tratada com a devida atenção. Para entender os riscos e como se proteger de possíveis danos, acompanhe a entrevista da especialista e instrutora no assunto Giulia Mezoni.

enviado em 10 de Julho de 2019 às 14:24

Como a depressão afeta a saúde do trabalhador

Considerada a segunda principal causa de afastamento do trabalho no país, a depressão é uma doença silenciosa que traz sérios prejuízos para a saúde mental do trabalhador e para a empresa. Ouça o que diz a médica do trabalho Maria Maeno, pesquisadora da Fundacentro, sobre as causas, tratamento e prevenção da doença.

enviado em 10 de Julho de 2019 às 14:32

Quando usar o celular no ambiente de trabalho?

O celular faz parte do dia a dia, tanto na vida pessoal como profissional. No entanto, em tarefas que envolvem risco, exigindo do trabalhador maior atenção e concentração, o uso do dispositivo móvel pode favorecer os acidentes. Ouça o que diz o doutor em psicologia social e do trabalho, Emílio Peres Facas.

enviado em 10 de Julho de 2019 às 14:13

Você sabe o que é ‘Síndrome da Cadeirinha’?

‘Síndrome da Cadeirinha’ como é popularmente conhecida a Síndrome da Suspensão Inerte é uma situação de risco em atividades em altura pela condição de imobilidade e suspensão do trabalhador. Saiba mais nesta edição, com o médico intervencionista do Samu da Bahia Oswaldo Alves Bastos Neto, especialista em resgate.

enviado em 13 de Agosto de 2019 às 15:27

Como as crenças limitantes em SST favorecem os acidentes

As chamadas ‘crenças limitantes’ não são restritas apenas ao âmbito pessoal, mas podem também fazer parte da cultura das empresas e, por consequência, das convicções dos trabalhadores, comprometendo a prevenção efetiva de acidentes. É sobre isso que a consultora Andreza Araújo, especialista em transformação cultural, fala nesta edição.

enviado em 10 de Setembro de 2019 às 11:57

Dependência química no ambiente de trabalho: o que fazer?

A dependência química, seja de álcool, antidepressivos ou de outras drogas, é um problema grave para as empresas, já que afeta a segurança, a equipe de colaboradores, a produtividade e a saúde do trabalhador dependente. Nesta edição, Paulo Afonso Magnago, consultor em dependência química e segurança no trabalho, aborda as principais causas do consumo abusivo e os caminhos para a prevenção.

enviado em 20 de Setembro de 2019 às 10:40

Pesquisa alerta para novos cuidados com a saúde (RCE)

Pesquisa recente chama a atenção de quem apresenta medidas elevadas na relação cintura/estatura. O que isso significa? Que a pessoa pode ter maior probabilidade de desenvolver problemas no coração ao longo dos anos. O professor de Anatomia e Fisiologia, Vitor Valente, coordenador do estudo, dá todos os detalhes sobre o assunto.

enviado em 10 de Julho de 2019 às 14:25

Como proteger os olhos dos riscos de acidentes

Pesquisas mostram que 80% do que está a nossa volta é percebido pelo sentido da visão. O médico oftalmologista Renato Neves explica como proteger olhos de acordo com a função exercida e os cuidados fora do trabalho para manter a saúde ocular. Ele lembra ainda que pequenas distrações com o manuseio do EPI podem causar acidentes.

enviado em 10 de Julho de 2019 às 14:15

Ergonomia: tarefas na zona de alcance do trabalhador

Nesta edição de lançamento, o médico do trabalho, professor e ergonomista Lenz Alberto Cabral apresenta um conceito simples e didático que ajuda a entender a importância da ergonomia para melhorar as condições laborais dos trabalhadores. Confira!

enviado em 10 de Julho de 2019 às 14:33

Os perigos da exposição ocupacional excessiva ao calor

A exposição ocupacional ao calor, seja em ambientes internos ou externos, pode causar sérios danos à saúde do colaborador decorrentes da chamada sobrecarga térmica. O engenheiro de segurança do trabalho Irlon de Ângelo da Cunha fala sobre os riscos, os efeitos e as medidas de prevenção para proteger o trabalhador.

enviado em 20 de Agosto de 2019 às 10:23